03/09/2009

principais centros urbanos

Principais centros urbanos
Porto Alegre, a capital do estado, é a décima cidade brasileira em população. Situada à margem do rio Guaíba, Porto Alegre tem um movimentado porto fluvial e é o mais importante centro industrial, comercial e cultural do Rio Grande do Sul. Forma com mais 30 municípios, área metropolitana da Região Metropolitana de Porto Alegre, cuja população é de aproximadamente 3.900.000 hab.
Canoas e Novo Hamburgo, nas proximidades da capital, destacam-se com centros industriais.
Pelotas, perto da lagoa dos Patos, é a terceira cidade do Rio Grande do Sul. Sua economia baseia-se na industrialização da carne e de produtos agrícolas, e em atividades comerciais.
Rio Grande encontra-se a 56 km ao sul de Pelotas. Tem o maior porto marítimo da Região Sul do Brasil, responsável pela importação de grande parte da produção agropecuária do estado. A cidade destaca-se também pelas numerosas indústrias que possui.
Santa Maria, no centro do estado, é a quinta cidade do Rio Grande do Sul. Importante centro universitário e entroncamento ferroviário, Santa Maria conta ainda com indústrias ligadas ao beneficiamento de produtos agrícolas, principalmente arroz e trigo.
Caxias do Sul, a capital da serra Gaúcha e grande produtora de uva, possui um diversificado parque industrial, destacando-se as indústrias de vinho e as metalúrgicas.
Passo Fundo, no norte do estado é a cidade mais populosa e a mais importante, concentrando muitos produtos alimentares. Considerada pólo em saúde, a cidade conta com um dos maiores e mais modernos centros médicos do sul do Brasil. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) tem o terceiro maior e mais moderno centro de radiologia e radioterapia do sul do país, sendo este hospital também, o maior do interior gaúcho. Possui ainda o único banco de tecido ósseo do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário